Ação Pilates

MétodoPilates

Joseph H. Pilates nasceu perto de Dusseldorf, Alemanha, em 1880. Como foi uma criança doentia, que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, ele dedicou-se durante toda a vida à tarefa de tornar-se fisicamente forte. Na sua juventude, Pilates estudou e tornou-se especialista em cultura física, mergulho, esqui e ginástica. Com 14 anos, ele estava tão em forma que podia posar para mapas de anatomia.

Em 1912, Pilates mudou-se para a Inglatera, onde ganhava a vida como lutador de boxe, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses. Quando a Primeira Guerra mundial começou dois anos mais tarde, ele foi considerado um "estrangeiro inimigo" e foi colocado em um campo em Lancaster com outros alemães, e mais tarde foi transferido para a Ilha de Man. Pilates tornou-se um enfermeiro e treinou outros estrangeiros no campo com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos na Inglaterra em 1918.

Após a guerra, Pilates continuou com os programas de treinamento de condicionamento físico em Hamburgo, Alemanha, onde aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade. Em 1926, desiludido com o trabalho com o exército alemão, Pilates emigrou para os Estados Unidos. No navio para a América, Pillates encontrou sua futura esposa, Clara. Quando chegou o casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque que funciona até hoje. Joe e sua esposa supervisionaram pessoalmente seus clientes naquele estudio até a década de 60.

Pilates e seu método, que ele denominou "Contrologia", logo adquiriram seguidores entre os membros da comunidade de dança. Dançarinos famosos como Martha Graham e George Balanchine tornaram-se devotos do método e mandavam seus próprios alunos para treinar com Joe. Mais tarde, atletas e artistas estudaram pelo seu Método.

Pilates praticava o que pregava, e viveu uma vida longa e saudável, como ddemonstra a foto na página da capa.Ele morreu em 1967, aos 87 anos.Hoje seus métodos e exercícios são utilizados em todo o mundo por companhias de dança, times de atletas profissionais, clientes de spas e entusiastas da cultura física em clubes e academias. Os exercícios vem se tornando cada vez mais populares entre o público em geral.

O equilíbrio perfeito entre Corpo e Mente é aquela qualidade do homem civilizado que lhe confere não só a sua superioridade sobre o reino selvagem e animal, como também todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para a obtenção da meta da Humanidade de viver com Saúde e Felicidade.

Apresentação do Método Pilates

Hoje em dia as pessoas no mundo todo estão se tornando cada vez maisconcientes da importância da boa forma física para que se possa levar uma vida feliz e saudável. Mesmoassim, manter-se em boa forma física fica cada vez mais difícil. Nossos estilos de vida foram se tornando cada vez menos ativos no decorrer do século passado e, consequentemente, nossos corpos sofreram muito. Não medimos esforços para corrigir esta situação, mas estes esforços como normalmente têm pouco ou nenhum resultado. Realmente,às vezes apenas conseguimos causar mais danos ainda aos nossos corpos. Por que? Porque perdemos o senso do equilíbrio e da harmonia naturais em nossa vidas.

Segundo Joseph H. Pilates, o problema é que as pessoas acreditam que se pode ser feliz "sem esforço regular, disciplinado, necessário para tornar nossos corpos totalmente móveis, fortes e resistentes, para manter a nossa corrente sangüínea pura e para refrescar continuamente nosso fluxo mental."

O Método Pilates de Condicionamento Físico restaura o equiilíbrio natural. E qualquer um pode usar o sistema com relativa facilidade: jovens, idosos, pessoas acidentadas, atletas profissionais, dançarinos e outros artistas, e qualquer pessoa que deseje uma saúde física melhor, mas não tem tempo para se dedicar a isto. O Método Pilates® dá a você o corpo que deseja de uma forma segura, levando-a uma forma física total e equilibrada.

A popularidade do Método Pilates® entre as pessoas cujas carreiras dependem da sua forma física é um indicador claro da sua eficiência. Entre as celebridades que já se beneficiaram do Método estão: Leonardo DiCaprio, Martha Graham, Gregory Peck, Patrick Swayzne, Jessica Lange, Glenn Close, Julia Roberts, Sharon Stone, Bebe Neuwirth, Uma Thurman, Terence Stamp, Sigourney weaver, Joan Collins, Britt Ekland, Bill Murray, Pat Cash, Kristi Yamaguchi, Madonna, Stefanie Powers, Steve Smith - jogador da NBA, Tracy Ullman, the Cincinnati Bengals, S.F.49ers e as companhias de balé das cidades de Nova Iorque, Filadélfia e Atlanta.

Os exercícios ensinados nos estúdios Pilates, ou pelos instrutores Pilates qualificados, são exatamente os exercícios dos métodos formulados por Joseph H. Pilates.

Este sistema é tão fácil e tão seguro de usar que ele é recomendado para pessoas idosas porque tonifica os músculos, melhora a pstura e ajuda a prevenir a deterioração dos ossos. Também é excelente para mulheres antes e depois do parto. Ele pode ajudá-las a aprender a respirar adequadamente e a concentrarem-se no corpo, bem como a recuperar a forma e o tônus após a gravidez.

Os exercícios estimulam o sistema circulatório, oxigenando o sangue,auxiliando a drenagem linfática e liberando as endorfinas que são responsáveis por aquela sensação de "bem-estar". O sistema imunológico recebe estímulo para resistir melhor às doenças.

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Quem pode utilizar o Método Pilates®

O que o Método Pilates® não é

A Filososfia por detrás do Método

Os Benefícios

Os seis Princípios Básicos do Método Pilates® de Condicionamento Físico

Fatores a serem considerados antes de se iniciar qualquer exercício Pilates

O uso de Pesos

Os Aparelhos Pilates

O Método Pilates® e os Benefícios dos Exercícios - por Kara Springer

O Método da "Contrologia" de Joseph H. Pilates

Quanto tempo de exercício é necessário?

Que tipo de exercício é adequado para mim?

Os Benefícios dos Exercícios

Considerações Especiais

A Conexão Mente-Corpo

Bibliografia:
American Journal of Cardiology:69 440. 1992.
Arthur, Stephanie J. "Get Moving"
Women's Health.
Brody,Jane, etal. The New York Times Book of Health. New York: Random House 1997 D'Adamo .
Dr. Peter J. Eat Right 4 Your Type New York: J.P. Putnam 8 Sons. 1996